Início / Agricultura / Feronomas alternativas aos pesticidas valem Prémio da UE para Mulheres Inovadoras

Feronomas alternativas aos pesticidas valem Prémio da UE para Mulheres Inovadoras

Irina Borodina, da Lituânia, co-fundadora da empresa de biotecnologia BioPhero, que produz feromonas como alternativa aos pesticidas, foi uma das vencedoras do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras.

O anúncio das vencedoras foi feito ontem 16 de Maio, em Paris, pelo Comissário Europeu de Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. O prémio tem um valor total de 350 mil euros.

Horizonte 2020

O prémio é financiado ao abrigo do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE). As vencedoras fundaram uma empresa de sucesso com base nas suas ideias inovadoras.

O Comissário Carlos Moedas disse estar “honrado em compartilhar este momento de reconhecimento com inovadoras surpreendentes. Elas mostram o talento ilimitado presente na Europa e a importância das mulheres empresárias. Espero que com este prémio, as nossas vencedoras continuem a inspirar muitas outras mulheres para criarem negócios inovadores”.

As vencedoras

Três vencedoras vão receber cada uma 100 mil euros. Além de Irina Borodina, ganharam este prémio Martine Caroff, de França, fundadora de duas empresas de biotecnologia, a LPS-BioSciences e a Hephaistos-Pharma, activas na área de diagnóstico in vitro, dispositivos médicos e imunoterapia; e Shimrit Perkol-Finkel, de Israel, co-fundadora da empresa ECOncrete Tech , que desenvolve soluções ambientais que aumentam o valor biológico e ecológico das infra-estruturas urbanas, costeiras e marinhas.

A quarta vencedora receberá 50.000 euros. Trata-se de Michela Puddu, da Itália, co-fundadora da empresa Haelixa, que utiliza o rastreamento baseado em DNA para garantir cadeias de fornecimento com boas éticas para o consumidor.

O objectivo do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras é sensibilizar a opinião pública para a necessidade de mais inovação e mais mulheres empresárias, para reconhecer o sucesso das mulheres na inovação e criar modelos de referência fortes.

A BioPhero

A BioPhero foi fundada por Irina Borodina e Kristian Ebbensgaard e é pioneira no desenvolvimento de feromonas de insectos, de base biológica e de baixo custo, para o controlo de pragas na agricultura.

O objectivo da empresa é liderar a transição global para uma agricultura sustentável, onde produtos seguros baseados em feromonas se tornam o principal método de controlo de pragas.

As feromonas são produzidos a partir de matérias-primas básicas, numa única etapa de fermentação, usando leveduras, num processo semelhante ao da fabricação de cerveja.

“Historicamente, o custo da produção de feromonas tem sido a maior barreira à adopção destas soluções seguras e ambientalmente correctas. Agora que superámos essa barreira, as tecnologias de feromonas podem ser fornecidas ao agricultor com o mesmo custo que os insecticidas convencionais”, garantem os fundadores da BioPhero.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.