O Congresso Nacional do Azeite terá no dia 5 de Maio de 2017 a sua quarta edição, em Valpaços, reunindo em três painéis de debate os mais destacados profissionais do sector, no Pavilhão Multiusos de Valpaços. Inserido na Feira Nacional de Olivicultura 2017, o evento conta ainda com o Concurso de Azeite Virgem 2017, que recebe amostras até 30 de Março. As inscrições para o Congresso podem ser feitas até 1 de Maio.
Pode ver o regulamento do concurso aqui.
A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no sector. Tendo alternado entre duas cidades de enorme expressão olivícola – Moura e Campo Maior – a Feira realiza-se há mais de 20 anos, e continua a assumir-se como o ponto de encontro entre olivicultores, industriais, comerciantes, e consumidores de azeite.
Em 2017, a Feira Nacional de Olivicultura viaja até Valpaços, em Trás-os-Montes, terra de enorme tradição na produção de azeite, e região de referência em qualidade.
Concurso com mais de uma década
O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, por sua vez, realiza-se há mais de uma década e, tendo em conta a evolução do sector, o próprio Concurso tem “acompanhado as tendências, marcando a sua posição como referência a nível nacional”, diz fonte da organização.
Realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio de um painel de provadores de referência, e em parceria com os municípios promotores da FNO – Moura e Valpaços – este concurso distingue não só os melhores azeites nacionais, como também os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de quinta e de cooperativa, e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida.
Os azeites distinguidos estarão presentes na Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços de 5 a 7 de Maio.
Mais informações: cepaal@azeitedoalentejo.pt / +351 285 250 990
Agricultura e Mar Actual