O secretário regional de Agricultura e Pescas madeirense, Humberto Vasconcelos, diz que a partição da Região na Feira de Santarém teve um “saldo positivo”.
Na análise à participação da Madeira na 54ª Feira Nacional de Agricultura/64ª Feira do Ribatejo, evento que decorreu em Santarém e cujo tema central foram os “Cereais de Portugal”, aquele governante afirma que a feira é um “exemplo claro” onde os produtos regionais devem marcar presença para se promoverem. “Não podemos estar em todas as feiras, mas temos que estar nas feiras que têm repercussões positivas para a nossa economia e que dignifiquem os produtos. A feira de Santarém é um exemplo claro disso”, disse adiantando que “a agricultura regional está a ter um papel determinante na redução do desemprego e no combate a desertificação de alguns concelhos”.
Na visita que realizou à feira Humberto Vasconcelos teve ainda a oportunidade de conversar com o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
Marcelo provou poncha regional
Ao longo de nove dias a feira promoveu o que de melhor no sector se faz em Portugal, tendo o pavilhão da Madeira “despertado muito curiosidade aos visitantes, alguns já bem conhecedores dos nossos produtos regionais”, refere uma nota do Governo Regional da Madeira. E acrescenta que exemplo disso foi a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que no stand regional fez questão de saborear a poncha regional.
Da Região marcaram presença as seguintes empresas: 3 Corações; Chocolates Joo; ECM; Engenho Novo da Calheta; Fábrica de Mel do Ribeiro Seco; Fábrica de Santo António; GESBA; Henriques & Henriques, Vinhos; HM Borges, Sucrs – Vinho Madeira; Insular de Moinhos; IVBAM; – J. Faria & Filhos; Madeira Wine Company; Maracujá Madeirense; Martins & Martins; Pereira d’Oliveira Vinhos; Quinta do Barbusano; Quinta Pedagógica dos Prazeres; Requejema; SantoQueijo; Terramiga; Vinhos Barbeito; Vinhos Justino’s; Uaucacau, e a Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Confeitaria da Região Autónoma da Madeira (AIPCRAM).
Agricultura e Mar Actual