A 31ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz decorre de 27 de Abril a 1 de Maio e logo no primeiro dia conta com a entrega dos prémios do V Concurso Regional de Azeites e o III Concurso de Vinhos de Estremoz. Em simultâneo, aquela terra alentejana recebe a 35ª Feira de Artesanato.
A feira, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares, é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da Acore – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.
A cerimónia de inauguração terá início às 16 horas do dia 27 de Abril, onde serão também entregues os prémios do XXII Concurso de Cozinha Alentejana.
Ainda no primeiro dia, a Fiape apresenta o colóquio “Novas técnicas de diagnóstico: termografia em espécies pecuárias” e o workshop “Como melhorar a performance do seu cavalo”.
Concurso de ovinos
O segundo dia da feira, a 28 de Abril, abre, pelas 10 horas, com o Concurso Nacional de Ovinos Merino Branco e Merino Preto, seguindo-se, da parte da tarde, o colóquio “Como optimizar a alimentação de ruminantes” e o XVIII Concurso Nacional de Jovens Reprodutores de Raça Charolesa, além de uma mesa redonda intitulada “Os melhores investimentos para o regadio de Veiros”.
No sábado, dia 29 de Abril, é a vez do Concurso Nacional de Ovinos Ile-De-France, da conferência “O mercado do borrego” e do I Concurso De Queijos Tradicionais Do Alentejo.
A 30 de Abril, domingo, é a vez do XXVI Concurso Nacional de Jovens Reprodutores da Raça Limousine e da sessão “A importância da preservação de uma raça”, dinamizada pelo Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo e Serra d’Aires.
O último dia, 1 de Maio, termina com uma palestra e workshop sobre “O meu cavalo está doente: é urgente ou posso esperar?”, da responsabilidade de Tomé Fino, da Equimuralha, e um colóquio dedicado à “Monitorização de bovinos”.
450 expositores
O evento conta com a presença de cerca de 450 expositores em diversas áreas de actividade: pecuária, artesanato, maquinaria agrícola, comércio e indústria, produtos regionais, instituições e ramo automóvel.
A organização assegura muita animação diária no certame, com a realização de várias actividades de carácter cultural, desportivo e recreativo, com discotecas e bares.
Pode consultar o programa completo aqui.
Agricultura e Mar Actual