A IX edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça realiza-se de 25 a 28 de Maio, no Parque do Sorraia e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche. A sessão oficial de inauguração será presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, pelas 17 horas.
A organizadora do evento, a Câmara Municipal de Coruche, realça que aquele concelho é o maior produtor mundial de cortiça e que são produzidas em Coruche 5 milhões de rolhas de cortiça por dia.
Ainda amanhã, será entregue, na presença de Capoulas Santos, o Prémio “Melhor Cortiça” 2016, depois de uma visita à Plataforma de Transacção de Cortiça. Já às 18 horas será inaugurado o espaço “Um mundo de cortiça: só para ‘pequenos’ profissionais – O Montado de Sobro e a Cortiça – Da Natureza ao Espaço”. Às 18h30 é a vez da abertura do espaço “Wine & Cork”.
No dia 26 de Maio, terá lugar a conferência/mesa redonda “Todos pelo Sobreiro”, o Workshop de Classificação da Qualidade da Cortiça e a mesa redonda “Wine & Cork – Vinhos sustentáveis”.
Pode consultar o programa completo aqui.
Cortiça como alavanca da economia nacional
O Município de Coruche aposta neste certame para “relançar a cortiça como alavanca da economia nacional, reforçar a liderança internacional de Portugal no sector e afirmar, ainda mais, Coruche como a capital mundial da cortiça e através dessa afirmação internacional, promover a marca Coruche, nas vertentes turística e económica”.
A Feira pretende atrair a Coruche público nacional e estrangeiro e especialistas mundiais nesta área muito específica, sendo o evento direccionado ao público em geral, estudantes, especialistas e empresários da fileira da cortiça, ou de negócios relacionados com a fileira, com especial destaque para o vinho.
Agricultura e Mar Actual