A 29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre, a realizar-se de 23 a 26 de Janeiro de 2020, é apresentada publicamente na cidade do Porto no próximo dia 17, pelas 13 horas, no restaurante Oficina. Uma jornada de promoção que irá reunir três conceituados chefs: José Silva, Marco Gomes e Nuno Diniz em volta do cozido barrosão.
Cozido barrosão
Na sessão de apresentação pública, os chefs José Silva, Marco Gomes e Nuno Diniz vão apresentar o “afamado cozido barrosão” que irá ter, entre outros ingredientes, o “magnífico e multifacetado fumeiro (chouriço de abóbora, salpicão, paio, chouriça, farinhota, sangueira, farinheira de mel, alheira e presunto), porco fumado (orelheira, pé de porco, faceira, peituga, ranhão, pernil, barriga e rabo), vitela barrosã (nispo, ilhada e língua), porco bísaro fresco (entrecosto, toucinho e entremeada), batata kennebec, couve tronchuda, pão de centeio, mel de urze, licor do padre Fontes, castanhas e o vinho Mont’Alegre”, salienta fonte da autarquia de Montalegre.
Feira de 2019
Relembre-se que a 28.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre ficou marcada por um aumento do número de novos visitantes. Entre as 50 mil pessoas que passaram pelo evento durante 4 dias, cerca de 43% confirmaram que aquela foi a primeira vez no certame.
No total, contribuíram para uma receita de cerca de 5,7 milhões euros para a região. Só no recinto da feira foram contabilizados cerca de 3,1 milhões de euros de volume de negócios, com 82% dos visitantes a gastarem em produtos do fumeiro uma média de 92,14 euros por cada dia, valores acima dos registados em 2018.
Agricultura e Mar Actual