O Município de Ponte de Lima volta a apostar em mais uma edição da Feira do Cavalo, sendo esta a X edição. À semelhança do “sucesso alcançado nesta 1.ª década, prevê-se lotação esgotada revelando-se assim com antecedência um assinalável êxito”, diz fonte institucional da autarquia.
A abertura da Feira está marcada para quinta-feira, 23 de Junho, às 18 horas, sendo a abertura oficial presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, na sexta-feira, 24 de Junho, às 18 horas.
Estão já confirmadas mais de 64 coudelarias, cerca de 80 expositores e um total de 300 cavalos, esperando a autarquia que este ano o número de visitantes supere os 100 mil registados em anos anteriores. A Feira do Cavalo de Ponte de Lima é um evento de “referência internacional, recebendo milhares de visitantes, com uma percentagem bastante significativa proveniente da Galiza”, acrescenta a mesma fonte.
Cavaleiros prestigiados e competidores de top nacional vão a Ponte de Lima mostrar a sua arte e os seus cavalos Lusitanos. Ponte de Lima transforma-se assim numa das capitais do circuito equestre, com uma área superior a 70.000m2, dois picadeiros com piso preparado para alta competição, uma bancada ecológica em relva com capacidade para 5 mil pessoas, espaço para 75 expositores, parque de estacionamento para 3.000 lugares e capacidade de acolhimento simultâneo superior a 20.000 pessoas.
“A produção deste evento implica um grande investimento, não só para a organização, mas para os expositores e criadores que esperam ver divulgados os seus produtos e serviços ao fim dos 4 dias do certame”, garante a autarquia.
Circuito equestre nacional
Durante os dias 23, 24, 25 e 26 de Junho a X Feira do Cavalo Ponte de Lima irá promover actividades que se destacam pelo posicionamento no circuito equestre nacional e pelo grau de internacionalização que adquiriu nos últimos anos. No âmbito desportivo, salientam-se as Olimpíadas de Equitação Adaptada; Taça de Portugal de Dressage – Concurso de Dressage Nacional; Concurso Modelo e Andamentos (Machos e Fêmeas); Prova de Equitação à Portuguesa; Horseball; Campeonato Nacional e Regional Norte de Equitação de Trabalho (Maneabilidade e Velocidade); Campeão dos Campeões; Festival do Garrano; Desfile de Coudelarias; Derby de Atrelagem.
Agricultura e Mar Actual