A edição de 2016 da Feira Agrícola dos Açores tem início na sexta-feira, 8 de Julho, na ilha do Pico, com o objectivo de “mostrar o que de melhor se produz” no sector, disse à Lusa o secretário regional da Agricultura, Luís Neto Viveiros.
“A Feira Açores, promovida pelo Governo Regional, vai seguir na generalidade o formato habitual, realizando-se este ano no Pico, sendo a segunda edição que tem lugar na ilha depois de ter sido lá organizada em 2011”, declarou Luís Neto Viveiros, segundo o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que cita a Lusa.
O executivo regional tem nesta iniciativa como parceiros a Associação Agrícola da Ilha do Pico e a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, contando com o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico, concelho onde se realiza a feira, e da Associação Ponta da Ilha, que assegura as actividades equestres.
O secretário regional destacou que, sendo o evento realizado no Pico, pretende-se promover um conjunto de actividades relacionadas com a produção de vinho, a par dos concursos de gado bovino, de carne e de leite, e uma série de iniciativas na área da diversificação agrícola, como a horticultura e o mel, entre outros produtos.
Maior produtora de vinho dos Açores
A ilha do Pico é a maior produtora de vinho dos Açores, sendo a paisagem da cultura da vinha Património Mundial da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O secretário regional da Agricultura e Ambiente está convicto que a feira vai gerar “muitos visitantes” e “muita participação”, sendo esta também uma oportunidade para promover negócios e intercâmbios entre ilhas.
Ainda no âmbito da participação na feira desta direcção regional, o responsável referiu que está prevista uma acção de sensibilização destinada à população relativa ao bom maneio dos resíduos, designadamente os de biomassa.
Agricultura e Mar Actual