O cE3c — Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da FCUL — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e a Sociedade Portuguesa de Botânica organizam uma sessão de lançamento do filme, realizado por António Menêzes e Rietske van Raay, intitulado “Os olivais tradicionais do Baixo Alentejo – um habitat único a conservar”.
O lançamento, que conta também com sessões de debate, terá lugar no dia 12 de Novembro, a partir das 14 horas, na Sala 1.3.23 da FCUL. A entrada é livre.
cE3c
O cE3c está comprometido com um futuro sustentável. A missão do Centro é produzir pesquisas fundamentais e aplicadas em ecologia, evolução e mudanças ambientais que integram as ciências da vida e do clima.
A pesquisa deste Centro examina e integra todos os níveis de organização biológica, desde organismos até ecossistemas, naturais e antropogénicos.
A experiência combinada dos pesquisadores do CE3c e bases de dados únicas constituem repositórios fundamentais de conhecimento para Portugal, Ilhas Macaronésia, outros países de língua portuguesa na África e América do Sul e União Europeia.
Programa
14:00 Abertura (Cristina Máguas | Coordenadora do cE3c)
14:15 A flora ameaçada do Baixo Alentejo (Miguel Porto | SPBotânica)
14:45 Os efeitos da gestão humana nas comunidades de plantas dos olivais tradicionais (Ana Júlia Pereira | cE3c)
15:00 A evolução dos sistemas olivícolas a partir do século XX e a valorização do olival tradicional (Pedro Reis | INIAV)
15:30 Apresentação do filme (António Menêzes e Rietske van Raay | Realizadores)
15:45 Passagem do filme
16:00 Encerramento (Otília Correia | cE3c)
16:15 Concerto de viola campaniça (António Bexiga)
16:30 Momento de degustação de azeite e pão tradicional
Agricultura e Mar Actual