O famoso moscatel da Adega de Favaios, o Favaíto, acaba de arrecadar a sua 10ª distinção no prémio Cinco Estrelas, que completa, este ano, 10 anos de existência.
Desde que o prémio Cinco Estrelas foi criado, o Favaíto conseguiu ano a após ano arrecadar, na categoria Moscatel, a distinção que assenta nas cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação.
“Além disso, trata-se de um prémio que distingue marcas presentes de forma massificada no território nacional, com acesso aos consumidores pelo menos em 4 das 7 regiões principais (Norte, Centro Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), o que, no caso do Favaíto, é mais do que sabido, já que está presente em toda a parte de Portugal”, refere uma nota de imprensa do produtor.
Produzido pela Adega de Favaios, há mais de 70 anos,” o Favaíto é o Moscatel autêntico de Favaios, um vinho fortificado produzido a partir de uvas da casta Moscatel Galego que se caracteriza por ser um aperitivo jovem, fresco, doce, irreverente e extraordinário. Pode ser bebido a partir da sua famosa garrafa miniatura de Favaíto ou em garrafa de 0,75 cl, bem como numa variadíssima gama de coktails, como por exemplo o Tanjerinito, Caipirito, Favaíto Aveludado, Before Dinner e Favaíto Tropical”, adianta a mesma nota.
Adega de Favaios
Fundada em 1952, pelo espírito de cooperativismo dos seus 550 associados e aliado ao saber das “gentes de Favaios”, a Adega de Favaios potenciou a produção da casta moscatel galego branco, criando assim a designação de Moscatel de Favaios, produzindo com qualidade e rigor um dos mais famosos e emblemáticos moscatéis portugueses.
Situada em plena “Aldeia Vinhateira” na região demarcada do Alto Douro Vinhateiro, em Favaios, vila portuguesa sede da Freguesia de Favaios do Município de Alijó, freguesia com 21,45 km² de área e 937 habitantes (censo de 2021), a Adega de Favaios tem no seu portefólio, além do famoso Moscatel, Porto, Vinhos Tranquilos e espumantes.
Agricultura e Mar