Início / Agricultura / Fajãs de São Jorge distinguidas no Prémio Nacional da Paisagem de 2020

Fajãs de São Jorge distinguidas no Prémio Nacional da Paisagem de 2020

As Fajãs de São Jorge foram distinguidas com uma menção honrosa no Prémio Nacional da Paisagem de 2020, no contexto da 3.ª Conferência Nacional de Arquitectura e Paisagem, que se realizou na passada quarta-feira, 9 de Dezembro.

A candidatura foi promovida pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional do Ambiente, tendo sido uma das quatro premiadas entre 25 projectos de todo o País.

O Prémio Nacional da Paisagem de 2020, que é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, visa a divulgação das boas práticas territoriais que promovam a qualidade da paisagem e aumentem a consciência cívica sobre o valor cultural da mesma.

O grande vencedor do Prémio foi o projecto “Uma paisagem de referência na Raia”, desenvolvido na Herdade da Contenda, empresa municipal de Moura.

Foram ainda distinguidos com uma menção honrosa outros dois projectos que contribuem para o desenvolvimento de práticas inovadoras noutros territórios:

  • ” A paisagem do Freixo do Meio que a luz da agroflorestal ilumina” (Câmara Municipal de Montemor-o-Novo);
  • “A estratégia da paisagem na revisão do PDM de Braga” (Câmara Municipal de Braga).

Valorização do território

O galardão rege-se por critérios que destacam o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial, a valorização do território através da paisagem e da sua gestão e a forma como as acções são geradoras de identidade e de qualidade de vida.

As Fajãs de São Jorge são um palco privilegiado da implementação das políticas de ordenamento do território, de paisagem e de conservação da natureza, assim como para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.

“Nesse sentido, a salvaguarda dos valores naturais, paisagísticos e culturais nas fajãs foram essenciais para que os Açores fossem distinguidos pela qualidade dos seus recursos e pelas políticas públicas levadas a cabo”, refere o Executivo açoriano.

Recorde-se que as Fajãs de São Jorge integram, desde 2016, a lista restrita das Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.