Início / Mar / Ambiente / Fábrica da Ikea transporta mercadorias em camião eléctrico de Paços de Ferreira ao Porto de Leixões

Fábrica da Ikea transporta mercadorias em camião eléctrico de Paços de Ferreira ao Porto de Leixões

A APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo recebeu ontem, 18 de Junho, o primeiro camião eléctrico da KLog, que realizará o transporte de mercadorias da fábrica do Ikea, em Paços de Ferreira, para o Porto de Leixões.

A APDL “colabora na iniciativa revolucionária para a implementação de veículos eléctricos no transporte de mercadorias em Portugal”, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

O evento, que contou com a presença de Hugo Lopes, da direcção de desenvolvimento e sustentabilidade da APDL, e representantes do Ikea, Scania e da transportadora KLog, visou “promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono no sector logístico”.

Esta transição eléctrica é resultado do desafio lançado em 2023 pela Ikea Supply Chain Operations e pelo Scania Group, marcando um “avanço ousado no mercado português, onde a electrificação do transporte pesado ainda enfrenta desafios consideráveis”, adianta a mesma nota, acrescentando que a APDL, “reconhecendo sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável, fornecerá soluções de carregamento no porto, essencial para a operação dos veículos eléctricos”.

Descarbonização do transporte

Para o presidente do conselho de administração da APDL, João Neves, “as operações portuárias que realizamos têm uma influência directa significativa na economia portuguesa. Reconhecemos a nossa responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável e para sermos uma força líder na transição para um futuro neutro em carbono, principalmente ao viabilizar transportes electrificados”.

Esta iniciativa destaca a importância da colaboração entre diferentes sectores para alcançar a descarbonização do transporte. “Para podermos fazer uma verdadeira mudança em direcção à descarbonização do transporte, precisamos colaborar em toda a cadeia de valor”, diz Dariusz Mroczek, gerente de área de categoria de transporte, operações da cadeia de suprimentos da Ikea.

Por sua vez, Evalena Falck, chefe de gestão de Ccontas estratégicas da Scania, acrescenta que na empresa “temos como objectivo impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Esta colaboração mostra como isso pode ser feito na prática e espero que inspire outros a seguir o exemplo”.

Já Egídio Lopes, director-geral da Klog, refere: “estamos imensamente orgulhosos de estar entre os primeiros em Portugal a operar transportes de mercadorias eléctricos. Nossa visão é ser reconhecida no mercado internacional como uma empresa de logística líder em excelência de serviços, promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

O que esperar para o sector agrícola e vitivinícola com a nova legislatura?

Partilhar              Artigo de opinião de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal Portugal é reconhecido a nível mundial …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.