Início / Agenda / Exposição Agropecuária, Feira de Garvão 2017 arranca a 12 de Maio

Exposição Agropecuária, Feira de Garvão 2017 arranca a 12 de Maio

A Feira de Garvão 2017, Exposição Agropecuária, realiza-se entre 12 e 14 de Maio, em Garvão. Uma feira que “sempre foi uma das expressões mais genuínas do nosso mundo rural, oportunidade de apresentação do resultado do labor de quem trabalha no campo, espaço de trocas, de preparação do ano agrícola e de grande movimentação de pessoas e de animais”, refere fonte institucional da Câmara Municipal de Ourique.

O evento conta com animações musicais e culturais e as tradições que mobilizam a presença de agricultores, criadores e público em geral.

A autarquia salienta que, com o tempo, “melhoraram-se as condições da Feira e sublinhou-se a importância de Garvão para a economia local, para a afirmação da nossa capacidade produtiva e para a marca Ourique Capital do Porco Alentejano”.

A Feira de Garvão vai contar ainda com eventos dedicados à prevenção estrutural da floresta, com o encontro de produtores de Raça Garvonesa (sexta-feira, 12 de Maio), o leilão de suínos reprodutores da Raça Alentejana, o leilão de Raça Romane-Inra, o IX Dérbi de Atrelagem da Região Sul e o Encontro de Cante ao baldão (sábado, 13 de Maio). Por outro lado, terá ainda lugar o XVII Concurso Regional de Garvão do Rafeiro do Alentejo e o 1º Pool de equitação no trabalho.

Actividades equestres

Parte integrante da tradição da Feira, realizar-se-ão várias actividades equestres durante o certame e a tradicional Corrida de Toiros, no sábado, 13 de Maio, pelas 17 horas, com a participação dos cavaleiros Luís Rouxinol, Tito Semedo e Sónia Matias e dos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, de Cascais e de Monsaraz.

“O evento, que integra a aposta do Município de Ourique na fileira do porco alentejano, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e com Junta da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, decorre pouco tempo depois do arquivamento do processo judicial instigado contra a autorização para a instalação da Fábrica da Montaraz em Garvão; depois do Presunto de Santana da Serra, produzido pela empresa Montaraz de Garvão ter sido considerado o Melhor dos Melhores na Categoria Presuntos do 7º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses, que decorreu em Santarém entre os dias 9 e 10 de Março; de uma renovada ambição empreendedora na criação e na transformação da carne de porco alentejano”, realça a mesma fonte autárquica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.