As exportações portuguesas de vinho cresceram 5,8% em volume e 8,6% em valor entre Janeiro e Setembro de 2017, atingindo 214 milhões de litros por um valor de 537 milhões de euros, a um preço médio que passa de 2,45 para 2,51 euros por litro.
Segundo os dados divulgados pelo OeMv — Observatório Espanhol do Mercado do Vinho, todas as categorias cresceram a “muito bom ritmo em valor e apenas o granel caiu em volume, ainda que apenas 1,7%”.
Vinho engarrafado representa 92% das vendas
O vinho tranquilo engarrafado liderou a subida global e já representa 77% do volume e mais de 92% das vendas totais.
Acrescenta o OeMv que França perdeu quota como primeiro mercado, sobretudo em valor, com as vendas a crescerem para Angola e Brasil, e com boa evolução nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.
Preços a subir em França, Itália, Alemanha e Portugal
Os produtores europeus de França, Itália, Alemanha e Portugal aumentaram a “bom ritmo as suas exportações de vinho durante os nove primeiros meses de 2017, mais em valor que em volume, mas todos com os preços a subirem”, acrescenta o Observatório.
França, com 6.422 milhões de euros (+10,9%), e Itália, com 4.223 milhões (+6,4%), seguem a liderar as vendas mundiais em valor.
Agricultura e Mar Actual