Início / Agricultura / ExpoFlorestal. Sessão pública sobre o Potencial do eléctrico na floresta. Veja ou reveja aqui

ExpoFlorestal. Sessão pública sobre o Potencial do eléctrico na floresta. Veja ou reveja aqui

A 13ª edição da ExpoFlorestal — Feira Nacional da Floresta, que se realiza em Albergaria-a-Velha entre os dias 24 e 26 de Maio, acolheu no segundo dia do certame, uma sessão pública de divulgação sobre “O Potencial do eléctrico na floresta”, organizada pela Agenda transForm, que envolve 56 parceiros representativos de toda a cadeia de valor florestal.

“As indústrias e empresas florestais interessadas em reduzir a sua pegada de carbono, vêem uma oportunidade promissora na adopção de veículos, maquinaria eléctrica e motorizações híbridas ou a hidrogénio”, referem os responsáveis pelo projecto, adiantando que “os veículos eléctricos possibilitam, ainda, uma redução dos custos, redução no tempo de paragem com manutenção e mais conforto para o operador devido a redução do ruído e vibração”.

Nesta área, a Agenda transForm visa criar um Observatório de Motorização Eléctrica para a Floresta, que inclui, entre outras actividades o benchmarking de equipamentos e veículos eléctricos, híbridos e de hidrogénio adequados para as várias operações florestais – instalação, manutenção, exploração florestal, transporte, e processamento e movimentação de biomassa lenhosa e madeira em parques, bem como os respectivos postos de carregamento.

Este projecto inclui ainda actividades de investigação directamente relacionadas com possibilidades de carregamento eléctrico em ambiente florestal e nas indústrias florestais.

Vai promover o investimento produtivo em equipamento eléctrico e fomentar a sua utilização, nomeadamente através da realização de análises de produtividade e investimento, em comparação com outros equipamentos a combustíveis fósseis usados.

Agenda transForm

A Agenda transForm actua na transformação digital da fileira florestal para uma economia resiliente e para a neutralidade carbónica e está integrada na Componente 5 (C5) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que incide na Capitalização e Inovação Empresarial, no âmbito dos sistemas de incentivos às Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial.

Coordenada pela Altri Florestal e sob a gestão técnico-científica do CoLAB ForestWISE, a Agenda transForm representa um esforço de cooperação sectorial sem precedentes, envolvendo 56 parceiros em 30 projectos colaborativos agrupados em seis eixos de actuação.

A Agenda transForm ambiciona uma transformação estrutural do sector florestal português, abrangendo toda a cadeia de valor. A missão é contribuir significativamente para a gestão florestal sustentável, optimizar os processos industriais e afirmar a competitividade do sector florestal, assegurando uma maior ligação aos mercados e aos consumidores. Para isso, a Agenda transForm irá contribuir com 11 novos Produtos, Processos e Serviços (PPS), suportados por tecnologias digitais, com um elevado grau de inovação.

A implementação da Agenda transForm decorre até Dezembro de 2025, mobilizando fundos públicos e privados num investimento total previsto de cerca de 129,3M€, entre investimento produtivo, I&D e inovação, qualificação e internacionalização e divulgação e formação.

A ExpoFlorestal — Feira Nacional da Floresta é uma organização da AFBV – Associação Florestal do Baixo Vouga, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA diz que Montenegro confirma extinção das DRAP e exige “esclarecimento cabal do Governo”

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.