A 13ª edição da ExpoFlorestal — Feira Nacional da Floresta, que se realiza em Albergaria-a-Velha entre os dias 24 e 26 de Maio, acolheu hoje, segundo dia do certame, uma mini-sessão técnica dedicada aos resultados do projecto de melhoramento genético Gene Radiata, desenvolvido pela Sonae Arauco. Uma sessão apresentada por Nuno Calado, director de Sustentabilidade e Floresta da Sonae Arauco.
Relembre-se que, em 2020, a Sonae Arauco, uma das maiores empresas mundiais de soluções de madeira, lançou um projecto de Investigação & Desenvolvimento (I&D) com o objectivo de ajudar os produtores florestais a aumentarem significativamente a sua produção, contribuindo para inverter a tendência de decréscimo da área plantada no País.
Trata-se de um ensaio com mais de 100 mil sementes de pinheiro-bravo e de pinheiro-radiata de diferentes famílias (136 no total) e proveniências (Portugal, Espanha, França e Chile), que pretende testar e comparar o comportamento das plantas em diferentes condições de solo e clima em Portugal.
A ExpoFlorestal — Feira Nacional da Floresta é uma organização da AFBV – Associação Florestal do Baixo Vouga, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais.
Agricultura e Mar