A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, em parceria com a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais. O Colóquio decorrerá nos dias 20 e 21 de Outubro 2016, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Inscrições e programa aqui.
A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social (IPSS), câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras e têm por objectivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Oferece, ainda, oportunidades para a socialização, participação activa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.
Agricultura Social
A HST relaciona-se com a Agricultura Social, que pode assumir uma forma de diversificação das fontes de rendimento das empresas agrícolas que, prestando um serviço social à comunidade, continuam sujeitas às leis do mercado. A Agricultura Social tem sido também praticada em explorações agrícolas sem fins lucrativos, que exercem uma actividade de produção e troca de bens e serviços de utilidade social e de interesse geral.
O I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, “envolvendo técnicos, investigadores, movimentos sociais, empresas, pessoas e comunidades, será uma partilha de experiências e dos processos de inovação em que estão envolvidos, que procuram responder aos actuais desafios sociais, ambientais e económicos”, diz a comissão instaladora do Colóquio.
Programa
Dia 20/10/2016
8.30 h – Registo, inscrição e entrega de documentação
9.30 h – Sessão de Abertura
10.00 h – Sessão 1 – Avaliação dos benefícios sociais e terapêuticos
11.00 h – Café
11.30 h – Sessão 1 – continuação
12.45 h – Almoço
14.15 h – Mesa Redonda – Fatores de sucesso e dificuldades das
instituições / projetos de HST
16.00 h – Café
16.30 h – Sessão de painéis – Temas 1, 2 e 3
17.00 h – Sessão 2 – Horticultura e Economia social
19.30 h – Jantar do Colóquio
Dia 21/10/2016
9.30 h – Sessão 3 – Empreendedorismo social e financiamento
11.00 h – Café
11.30 h – Sessão de painéis no auditório
12.30 h – Sessão de Encerramento
13.00 h – Almoço
14.30 h – Visitas técnicas e Workshops
Visitas técnicas – CERCICA; Hortas de Cascais
Workshops – Marketing social; Empreendedorismo social
17.00 h – Final das visitas técnicas e Workshops
Agricultura e Mar Actual
Qual horário?
Entra livre ou tem custo?
Boa tarde.
Quando escrevemos o artigo ainda não estava disponível o programa. Já actualizámos o texto. Começa às 8h30 de dia 20. No texto está o link para a inscrição.
Ana