As candidaturas à 9.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA) estão abertas até 30 de Outubro de 2020. A iniciativa resulta de uma parceria entre o BPI e a Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios) e conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PWC.
As candidaturas deverão ser efectuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura (aqui).
Lançamento a 10 de Setembro
O evento de lançamento, em formato webinar, decorre no dia 10 de Setembro e contará com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, e de Pedro Barreto, administrador do BPI, com transmissão em directo nos sites do Jornal de Negócios e do Correio da Manhã. Os vencedores desta iniciativa serão anunciados em Janeiro de 2021.
O PNA, que recebeu 1.199 candidaturas na edição transacta, foi criado com o objectivo de reconhecer os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no sector da agricultura em Portugal.
Categorias
Num momento em que as empresas do sector da agricultura estão a ser afectadas pela pandemia Covid-19, as categorias a concurso foram ajustadas, de acordo com este novo contexto e com os desafios que o sector enfrenta.
Nesse sentido, para garantir a representatividade alargada do sector, serão atribuídos prémios a Empresas e Empresários que se tenham destacado nas seguintes categorias: “Jovens Agricultores”, “Empresário em Nome Individual”, “Empresas Agrodigitais”, “Empresas Exportadoras” e “Empresas Sustentáveis”.
O PNA vai também distinguir uma personalidade pelo seu percurso e contributo para o sector, bem como premiar uma empresa ou um projecto que se tenha destacado pela inovação e adaptação ao contexto resultante da Covid-19.
As candidaturas serão avaliadas pela PWC, por Comités Técnicos e por um Júri. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, valorização dos produtos locais, tecnologia digital, estratégias de globalização e sustentabilidade (bioeconomia) serão alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
BPI lidera apoio ao sector agrícola
Em nota de imprensa enviada pelo BPI, o banco salienta que “assume a liderança destacada na linha de crédito de curto prazo à agricultura, silvicultura e pecuária do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), com uma quota de 60% do montante total de crédito enquadrado”, segundo dados de 31 de Março de 2020.
Lidera igualmente no número total de garantias emitidas pela Agrogarante, com uma quota de 20% (a 30 de maio de 2020), bem como em número de pedidos de adiantamento de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, com uma quota de 58% (a 30 de Setembro de 2019).
Agricultura e Mar Actual