As importações mundiais de vinho cresceram tanto em valor (+2,5%) como em volume (+1,6%) no primeiro semestre de 2017, segundo os dados das Autoridades Aduaneiras de mais de 80 países, analisados pelo OeMv — Observatório Espanhol do Mercado do Vinho. Os Estados Unidos são os maiores compradores.
No período em análise, as compras mundiais de vinho ascenderam a 10.123,2 milhões de litros para um valor de 29.239,3 milhões de euros, a um preço médio de 2,89 euros por litro.
Os Estados Unidos consolidam-se como o primeiro mercado mundial em termos de valor, aumentando em mais 334 milhões de euros as suas compras de vinho nos mercados internacionais, de Janeiro a Junho de 2017, superando os cinco mil milhões de euros. A Alemanha, por sua parte, continua como principal mercado em volume, ainda que tendo reduzido em 2,7% as suas compras.
Vinho a granel a crescer
O vinho espumante é o que mais cresce em temos percentuais, seguido do engarrafado, mas crescem também as compras mundiais de vinho a granel.
Os 13 principais compradores mundiais analisados são os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Canadá, Japão, Bélgica, Suíça, Holanda, Rússia, França, Suécia e Dinamarca.
Pode consultar o documento (pago) aqui.
Agricultura e Mar Actual