A Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano publicou a sua Circular 01/22, na qual alerta para a necessidade de combate às infestantes na vinha.
“A presença de grande quantidade de infestantes na vinha, devido à concorrência que mantêm com a videira relativamente a água, nutrientes e luz, provoca efeitos prejudiciais na cultura, que é necessário minimizar ou eliminar”, refere aquela Estação de Avisos.
E acrescenta que “a escolha da técnica a utilizar — como a mobilização do solo, revestimento vegetal, monda manual ou monda química — deverá ser feita tendo em consideração a estrutura e disponibilidade de água no solo, declive do terreno, possibilidade de mobilização e mecanização do solo, entre outros factores”.
A Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano recomenda ainda que, sempre que tenha necessidade de recorrer à utilização de herbicidas (monda química), deverá ter especial atenção à escolha do produto a utilizar, considerando a idade da vinha, natureza do solo, quais as infestantes e a época de tratamento.
Pode ler a Circular 01/22 da Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano e conhecer a lista de herbicidas homologados para combater as infestantes da vinha em 2022, aqui.
Agricultura e Mar