Portugal tem três finalistas na edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024, que tem por lema “Empowering young people” (Empoderamento dos jovens). Os projectos nacionais a concurso são Bananika na categoria “Agricultura Inteligente e Competitiva”, Espaço Utopia em “Protecção do Ambiente” e Quinta da Moscadinha na categoria “Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais”. As votações do público estão abertas até 1 de Dezembro.
A Rede Nacional PAC submeteu seis propostas para a edição de 2024 dos ARIA, resultado do trabalho colaborativo entre a RNPAC, a equipa dos projectos e os pontos focais.
O projecto Espaço Utopia, da Póvoa de Lanhoso, é concorrente à categoria “Protecção do ambiente”.
Uma empresa da tecnologia, um projecto pioneiro e inovador, que combina um espaço de co-working e um viveiro de plantas aromáticas e medicinais em modo de produção biológico. A inovadora construção do edifício principal, recorreu ao uso materiais reutilizados e reciclados (2.200 pneus usados, 11.000 latas de refrigerantes, entre outros). Este projecto é focado na protecção do ambiente e no envolvimento com a comunidade, além das actividades com escolas e escuteiros, integram na sua equipa utentes da ASSIS Norte e um refugiado senegalense.
Esta segunda edição dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural procura os projectos mais ecológicos, inteligentes, socialmente inclusivos, inovadores e resilientes da Política Agrícola Comum (PAC) implementados a nível local. Este ano, o concurso destaca os projectos que capacitam os jovens e as mulheres nas zonas rurais, adianta a Rede Nacional PAC.
Saiba mais sobre o projecto Espaço Utopia aqui. Vote neste projecto aqui.
Quatro categorias
Os ARIA 2024 dividem-se em quatro categorias: “Agricultura Inteligente e Competitiva”, “Protecção do ambiente”, “Tecido socioeconómico das zonas rurais” e “Juventude Rural”. Após a avaliação de mais de 100 candidaturas, foram pré-seleccionados 24 projectos inspiradores, que concorrem agora ao prémio na sua categoria temática, mas também ao Prémio Igualdade de Género e ao Prémio Voto Popular. As votações do público já estão abertas e podem ser formalizadas até 1 de Dezembro (aqui).
Saiba mais aqui:
Agricultura e Mar