A rede de Escolas Azuis acaba de receber o “Alto Patrocínio” do Presidente da República. Um reconhecimento acolhido com “satisfação” pela Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira e pela Direcção Regional do Mar, entidade que na Região coordena a rede regional de Escolas Azuis, em parceria com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.
“O Presidente da República tem defendido que o desenvolvimento económico e social de Portugal passa por um regresso do País ao mar e foi isso mesmo que deixou bem vincado durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizaram na Madeira, em Junho de 2021”, realça uma nota de imprensa do Executivo madeirense.
O programa da rede de Escolas Azuis promove aprendizagens fora do contexto da sala de aulas, com aulas práticas no exterior das escolas e no mar, realização de desportos náuticos, limpeza das parias e apadrinhamento de praias, tendo como lema aliciar o gosto por aprender a aprender, aprender a ser, aprender a estar e aprender a fazer.
O objectivo é aproximar as escolas, municípios, entidades públicas e privadas do mar, conferindo-lhes uma responsabilidade social, em defesa da sustentabilidade e biodiversidade dos oceanos. Os estabelecimentos de ensino que aderem ao projecto recebem a Bandeira Escola Azul, conferindo-lhes o estatuto de escolas formadoras da geração azul.
Escola Azul
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na Direcção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, sector do mar, indústria, municípios, ONG’s, universidades e outras entidades com papel activo em Literacia do Oceano.
Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros. O programa Escola Azul integra ainda acções de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.
“Alto Patrocínio” do Presidente da República
Em todas as intervenções que fez, Marcelo Rebelo de Sousa instigou o Governo da República a trabalhar em parceria com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, por entender que os dois arquipélagos garantem a Portugal “uma dimensão Atlântica” que faz do País a terceira maior zona marítima da Europa e a 10.ª do Mundo.
Desde que a Direcção Regional do Mar passou a coordenar a rede regional de Escolas Azuis na Madeira, há cerca de um ano, o projecto ganhou apoios e parceiros, entre os quais municípios, FNAC e Delta Cafés.
O “Alto Patrocínio” do Presidente da República é recebido como “um gesto de reconhecimento da importância deste programa educativo, que afirma o trabalho contínuo de promoção da Literacia do Oceano na comunidade escolar, para criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano”.
O “Alto Patrocínio” do Presidente da República tem como objectivo “promover, incentivar e mobilizar o país e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual