A Escola Agrícola da Madeira está a expandir as áreas de ensino. São 15 os cursos que têm inscrições abertas. O Governo Regional da Madeira está a capacitar o sector agrícola madeirense naquela Escola Agrícola nas áreas da banana, cogumelos, flores e aplicação de produtos fitofarmacêuticos.
O Executivo regional informa que estão abertas inscrições para os cursos de formação na Escola Agrícola da Madeira. As formações contemplam áreas, como a produção de flores, banana e cogumelos, bem como formações na área da pecuária, nomeadamente sobre a criação e transporte de animais.
Cursos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
Paralelamente, estão também a decorrer inscrições para os cursos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, cursos esses que a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas está a promover em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Para os interessados nas formações, que apesar de gratuitas são de inscrição obrigatória, podem fazê-lo de diversas formas, no online, através de uma plataforma informática criada para o efeito, ou então por telefone 291 145 455, e-mail escolaagricola@madeira.gov.pt, ou presencialmente nos serviços da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ou na Escola Agrícola da Madeira, sediada em São Vicente.
Os cursos
Assim, mais precisamente estão abertas inscrições para os seguintes cursos, designadamente:
- Protecção de Ruminantes e Equinos em Transporte de Curta Duração – 19 a 21 de Setembro – 18 horas de formação;
- Produção e comercialização de banana da Madeira – 24 a 28 de Setembro – 34 horas de formação
- Protecção de Ruminantes e Equinos nos Locais de Criação – 15 a 18 de Outubro – 25 horas de formação
- Produção e comercialização de banana da Madeira – Avançado – 12 a 21 de Outubro, 35 horas de formação
- Produção de Antúrios e Proteáceas – 29 a 31 de Outubro – 24 horas de formação
- Produção de Cogumelos – 27 a 30 de Novembro – 24 horas de formação.
No que diz respeito aos cursos de Aplicação de Produtos Farmacêuticos os mesmos tem uma carga horária de 35 horas, que realizam na Escola Agrícola e em 5 concelhos, designadamente:
- Escola Agrícola – 10 a 14 de Setembro;
- Câmara de Lobos – 10 a 14 de Setembro;
- Machico – 17 a 21 de Setembro;
- Ribeira Brava – 24 a 28 de Setembro;
- Escola Agrícola – 8 a 12 de Outubro;
- Calheta – 8 a 12 de Outubro;
- Escola Agrícola – 5 a 9 de Novembro;
- Porto Santo – 12 a 16 de Novembro;
- Calheta – 3 a 7 de Dezembro.
Para desempregados, empregados por conta de outrem, ou outros
Os cursos de formação profissional no sector da agricultura destinam-se a todos os que, com e sem ocupação profissional (desempregados, empregados por conta de outrem, ou outros), pretendam desenvolver e aprofundar as suas capacidades na agricultura bem como adquirir competências básicas em gestão e produção agrícola.
Os cursos de formação profissional especifica sectorial nas áreas de agricultura, da pecuária, do agro-alimentar, do desenvolvimento rural e das pescas, conta formadores “com grande conhecimento e com currículos notáveis nas áreas em que dão a formação”, garante o Executivo madeirense.
Por seu lado, todos os cursos ministrados na Escola Agrícola da Madeira são certificados e homologados pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e reconhecida em todo o território português.
Agricultura e Mar Actual