A importância da ligação ao mar para o desenvolvimento económico do concelho de Setúbal foi destacada esta tarde pela vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, num encontro a decorrer no IPS – Instituto Politécnico de Setúbal.
“Setúbal tem uma localização privilegiada e está desde sempre intimamente ligada ao mar e ao porto. Desde o tempo dos romanos que conseguimos perceber a importância desta área e temos vindo ao longo dos séculos a desenvolver actividades ligadas ao mar”, acentuou Carla Guerreiro na sessão de abertura da conferência, integrada no encontro “Navegar no Hipercluster do Mar”.
A iniciativa, organizada pelo IPS em parceria com a AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal, a Associação Economia Azul e a Associação dos Oficiais da Reserva Naval, com o apoio da Câmara Municipal, reúne um encontro de especialistas do mundo académico e empresarial, que reflectem sobre o mar enquanto factor estratégico de desenvolvimento e de criação de emprego, refere uma nota de imprensa da autarquia de Setúbal.
Além da conferência, o encontro contou, no período da manhã, com seis sessões paralelas para debate de diversos temas, como transportes marítimos e logística, turismo e lazer, história e património, sustentabilidade, pescas, energia e tecnologia, as quais contaram com a participação de alunos de uma escola secundária de Setúbal.
“A Câmara Municipal lançou o repto às escolas para participarem no evento. O objectivo é sensibilizar os jovens para a importância do cluster do mar e para a forma como pode influenciar o seu futuro, dada a possibilidade de seguirem uma vida profissional nesta área”, sublinhou Carla Guerreiro.
A autarca considera que os agentes educativos devem também estar conscientes da importância de promoverem oferta formativa nesta área e de “passarem a mensagem aos jovens das reais potencialidades do mar e das oportunidades de carreira que se pode encontrar nesta área”.
Pós-graduação em Gestão Portuária
Por sua vez, o vice-presidente do IPS, Carlos Mata, destacou que a oferta formativa da instituição contempla diversas áreas ligadas ao mar e que está para breve o lançamento de uma pós-graduação em Gestão Portuária. “A área do mar é extremamente relevante para nós. Mas não nos ficamos pela formação. Desde 2018 que, aquando do acolhimento de novos alunos, fazemos questão de realizar uma acção de limpeza no Estuário do Sado. Na iniciativa deste ano, quinhentos estudantes recolheram cerca de três toneladas de resíduos”.
A conferência desta tarde contou com uma apresentação do economista José Poças Esteves sobre “Conceito Estratégico, Estrada de Civilização e de Negócios” e com dois painéis para partilha das novas necessidades de formação e investigação e apresentação de projectos a desenvolver na região por várias empresas.
O encontro “Navegar no Hipercluster do Mar” integra o programa de comemorações do 45.º aniversário do IPS, que se estende até Julho de 2025, com iniciativas mensais a cada dia 7.
Agricultura e Mar