As empresas exportadoras de bens perspectivam um crescimento nominal de 2,1% das suas exportações em 2020 face ao ano anterior, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE). Excluindo os combustíveis e lubrificantes, o aumento esperado é de 1,7% em 2020.
Estes valores apresentam uma desaceleração face às perspectivas indicadas pelas empresas para 2019 no inquérito precedente (+4,0%, tanto para o total das exportações como para o total sem combustíveis e lubrificantes).
Inquérito sobre Perspectivas de Exportação de Bens
O INE divulga neste destaque os resultados do Inquérito sobre Perspectivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado em Novembro de 2019, correspondentes à 1.ª previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2020.
Em Maio de 2020 será realizada uma nova edição deste inquérito, para actualização das perspectivas das empresas relativas à exportação de bens para 2020, que corresponderá à 2.ª previsão.
Aumento de 2,4% para os países Intra-UE
As perspectivas das empresas exportadoras de bens apontam para um aumento nominal de 2,1% nas suas exportações em 2020 face ao ano anterior. As empresas esperam um acréscimo de 1,1% nas exportações para os mercados Extra-UE e de 2,4% para os países Intra-UE.
Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as expetativas reveladas pelas empresas indicam um acréscimo esperado de 1,7% em 2020 (-0,1% no Comércio Extra-UE e +2,2% no Comércio Intra-UE). É de sublinhar que as perspectivas se referem a variações nominais, traduzindo assim o efeito combinado das variações esperadas de preços e de quantidades.
No caso particular dos Combustíveis e lubrificantes, os preços observados têm-se caracterizado por volatilidade e amplitudes de variação muito elevadas, dominando em geral o sentido e a magnitude das variações nominais do comércio internacional deste tipo de produtos.
Pode ler o destaque completo aqui.
Agricultura e Mar Actual