O Porto de Sines recebeu a visita de duas delegações diplomáticas lideradas pelos embaixadores em Portugal, nomeadamente a República do Panamá e da República Islâmica do Irão.
O Embaixador do Panamá, em Lisboa, Pablo Garrido Araúz, acompanhado pelo Embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gomes, pretenderam aprofundar o conhecimento sobre esta infra-estrutura portuária, principalmente no que respeita à movimentação de carga contentorizada, explica uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.
O Porto de Sines oferece actualmente dois serviços regulares semanais que cruzam o Canal do Panamá, um com destino à costa oeste dos EUA e do Canadá, outro que liga Sines directamente ao Chile e ao Peru.
Na outra visita realizada, o Embaixador do Irão no nosso país, Morteza Damanpak Jami, ressalvou o seu interesse na capacidade do Porto de Sines em movimentar granéis líquidos e produtos energéticos, com destaque para a recepção de petróleo e gás natural. A disponibilidade de área na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines para a construção de tanques de armazenagem foi outros dos temas discutidos.
Ambas as delegações reuniram com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), visitaram os terminais portuários e, in loco, tiveram oportunidade de “aferir das capacidades operacionais do Porto de Sines que atestam a capacidade de afirmação enquanto Porta Atlântica da Europa”.
Agricultura e Mar