A EGF – Environmental Global Facilities, em colaboração com o Projecto_80 e com a Fundação Manuel António da Mota, promoveram no dia 8 de Março o lançamento da acção de educação ambiental “A nossa Casa é um Planeta”, na Escola Secundária de Amarante.
O projecto é resultado de um trabalho conjunto das empresas Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho, e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
As primeiras sessões deste projecto aconteceram em Amarante, nos dias 8 e 9 de Março com mais de 500 estudantes da Escola Básica do Marão, Colégio de S. Gonçalo e Escola Secundária de Amarante. Nas sessões iniciais esteve presente o secretário de Estado da Educação, João Costa, e a Adjunta do Secretário de Estado do Ambiente, Cátia Rosas, para além de representantes de várias entidades públicas e associações.
Redução, Reutilização e Reciclagem
As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e 3 filmes projectados em 360º, o que possibilita uma dinâmica interactiva com os alunos e participantes.
Esta acção contribui para uma cidadania activa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.
Os filmes contam a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma acção que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós fazemos nas nossas casas.
Este projecto iniciará em breve um ciclo de apresentações em vários eventos, iniciativas e escolas dos vários ciclos de ensino. A agenda desta iniciativa será disponibilizada em breve, e poderá ser consultada no website da EGF e das empresas que participaram no projecto.
Agricultura e Mar Actual