Início / Mar / Ambiente / Ecomare da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019

Ecomare da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019

O Ecomare — Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019. Está em 4.º lugar.

Académicos de alto nível vão avaliar as 24 candidaturas finalistas aos Prémios Regiostars 2019, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia, e premiar os vencedores, mas o público também pode escolher um vencedor.

O Ecomare está em 4.º lugar.Para votar neste projecto clique aqui. As votações encerram à meia-noite de 9 de Setembro.

Ligar o azul, verde e cinza

Um dos cinco finalistas na categoria 2 – ligando o azul, verde e cinza, o Ecomare une o Porto de Aveiro (cinzento) a uma zona especial de conservação – a icónica Ria de Aveiro (verde) – promovendo a protecção e a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos (azul).

Este centro de excelência foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 15 de Junho de 2017.

Do nascimento da infra-estrutura de ponta ligada à Ciência e Tecnologia do Mar, Marcelo Rebelo de Sousa referiu ser o “triunfo das causas da ecologia e do mar, que não eram evidência há algumas décadas”.

O Ecomare, que nasce de uma parceria entre a UA, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, co-financiado pelo Programa Centro 2020, tem duas componentes: uma utilizada para investigação e uma outra que funciona como hospital veterinário de reabilitação de animais marinhos, com a colaboração da SPVS — Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e o apoio do Oceanário de Lisboa.

Protecção dos animais marinhos

Nesta infra-estrutura, aves marinhas, tartarugas marinhas, focas e golfinhos são resgatados e devolvidos à natureza, enquanto a biotecnologia azul e a aquicultura sustentável contribuem para a bioeconomia azul, oferecendo novos serviços e produtos inspirados no oceano

Prémios Regiostars

Os prémios Regiostars, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia a projectos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional, com o objectivo de inspirar outras regiões e gestores de projectos em toda a Europa, são atribuídos a projectos em cinco categorias temáticas. Este ano foram recebidas 199 inscrições, tendo o júri independente anunciado, a 9 de Julho, os finalistas seleccionados por categoria.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.