É empreendedor? Procura um negócio e não sabe em que investir? Pois saiba que a Associação Comercial de Aveiro (ACA) está a promover o “Sal de Aveiro”.
Trata-se de um projecto que visa incentivar o empreendedorismo com vista à capacitação de iniciativas empresariais e à concretização de novas empresas relacionadas com a produção e comercialização de sal ou de produtos/serviços associados às marinhas de Aveiro.
“Com este projecto queremos, essencialmente, a reabilitação e dinamização das marinhas de Aveiro através do seu aproveitamento para fins empresariais ao mesmo tempo que promovemos a criação de emprego qualificado,” refere o presidente da ACA, Jorge Silva.
Estudos de mercado
Neste sentido, foram realizados estudos de mercado e benchmarking para determinar a viabilidade das 70 marinhas do “Grupo de São Roque” e “Grupo do Mar” que vão constar da bolsa de arrendamento. Esta bolsa vai estar disponível na plataforma Sal de Aveiro onde vão estar disponíveis todas as marinhas com elevado potencial de desenvolvimento económico e passíveis de serem exploradas.
Aveiro é uma das cidades portuguesas mais conotadas pela qualidade das suas salinas, sendo já reconhecida internacionalmente, nomeadamente pelas condições naturais da região favoráveis à produção de sal.
Produtos gourmet
Cada vez mais os portugueses valorizam os produtos/serviços gourmet e de qualidade premium e, por este motivo, o investimento nesta actividade tão artesanal pode ser uma aposta de sucesso. As ideias de negócio actualmente identificadas nas marinhas de Aveiro relacionam-se com a produção de sal, flor de sal e salicórnias, turismo e lazer e concepção de cosméticos, no entanto todas as ideias inovadoras podem ser consideradas.
O Sal de Aveiro é um projecto da Associação Comercial de Aveiro apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Norte 2020 – Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Promoção do Espírito Empresarial, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Agricultura e Mar Actual