O secretário Regional da Agricultura e Ambiente dos Açores, Luís Neto Viveiros, anunciou, na Horta, que o Governo dos Açores vai desenvolver um projecto de Rede de Observação de Aves, tendo hoje sido autorizada a contratação dos serviços do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), através do Centro do IMAR, da Universidade dos Açores, para esse efeito.
“Este projecto visa a valorização do nosso património natural e a promoção de um turismo ornitológico sustentável e responsável no arquipélago dos Açores”, frisou Luís Neto Viveiros, que falava na inauguração do trilho e da requalificação ambiental da área envolvente da Reserva Natural do Morro de Castelo Branco, na ilha do Faial.
Luís Neto Viveiros salientou que “serão desenvolvidos Roteiros Interpretativos para todas as ilhas, um Guia de Turismo Ornitológico e um Código de Boas Práticas, que se prevê estejam disponíveis dentro de um ano”.
“Através desta iniciativa, possibilitamos o surgimento de mais um produto de animação turística, que vem permitir às empresas locais diversificar a sua oferta”, afirmou.
O titular da pasta do Ambiente realçou também que a obra, simbolicamente inaugurada no Dia da Freguesia, “introduz um conceito novo nos Açores, o das ‘paisagens sonoras nocturnas’, através da construção de um pequeno auditório ao ar livre para o visitante poder ouvir o canto nocturno do cagarro, sem dúvida um dos sons mais característicos dos Açores”.
Agricultura e Mar Actual