Início / Featured / Docapesca investe 53 mil euros em iluminação LED no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Docapesca investe 53 mil euros em iluminação LED no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

A Docapesca — Portos e Lotas substituiu os equipamentos de iluminação exterior do porto de pesca da Póvoa de Varzim, intervenção que envolveu a instalação de 50 luminárias LED, num investimento superior a 39 mil euros.

Esta intervenção na Póvoa de Varzim insere-se num plano mais vasto de melhoria da eficiência energética em vários portos de pesca e lotas, que, desde 2014, já representou um investimento global de 115 mil euros e uma redução de 49 por cento na potência total instalada, que passou de 321 kW para 164 kW, realça fonte da Docapesca.

Redução anual no consumo de 442.750kWh

A empresa estima uma redução anual no consumo de 442.750kWh e, consequentemente, uma diminuição de 95,3 TEP/ano (tonelada equivalente de petróleo), contribuindo assim para a redução das emissões da empresa em cerca de 83 toneladas CO2/ano.

Relativamente aos benefícios económicos destas alterações, estima-se uma redução na factura global de energia superior a 53.130 euros/ano. Sendo expectável que o tempo de vida útil dos sistemas de iluminação possa chegar aos 15 anos, a poupança estimada para esse período será de quase 800 mil euros.

Mais investimentos previstos

A mesma fonte da Docapesca refere que estão previstos mais investimentos na área da eficiência energética, quer na continuidade na iluminação LED mais eficiente quer em projectos piloto, como é o caso do “porto sustentável na Nazaré” com candidatura aprovada no Mar 2020.

A empresa pretende que a substituição dos sistemas de iluminação para LED, e a monitorização dos consumos de energia, água e estado de equipamentos específicos, a partir de um sistema de controlo central, “dê um forte contributo para a utilização mais eficiente dos recursos nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste sector de actividade”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.