A Docapesca — Portos e Lotas substituiu os equipamentos de iluminação exterior do porto de pesca da Póvoa de Varzim, intervenção que envolveu a instalação de 50 luminárias LED, num investimento superior a 39 mil euros.
Esta intervenção na Póvoa de Varzim insere-se num plano mais vasto de melhoria da eficiência energética em vários portos de pesca e lotas, que, desde 2014, já representou um investimento global de 115 mil euros e uma redução de 49 por cento na potência total instalada, que passou de 321 kW para 164 kW, realça fonte da Docapesca.
Redução anual no consumo de 442.750kWh
A empresa estima uma redução anual no consumo de 442.750kWh e, consequentemente, uma diminuição de 95,3 TEP/ano (tonelada equivalente de petróleo), contribuindo assim para a redução das emissões da empresa em cerca de 83 toneladas CO2/ano.
Relativamente aos benefícios económicos destas alterações, estima-se uma redução na factura global de energia superior a 53.130 euros/ano. Sendo expectável que o tempo de vida útil dos sistemas de iluminação possa chegar aos 15 anos, a poupança estimada para esse período será de quase 800 mil euros.
Mais investimentos previstos
A mesma fonte da Docapesca refere que estão previstos mais investimentos na área da eficiência energética, quer na continuidade na iluminação LED mais eficiente quer em projectos piloto, como é o caso do “porto sustentável na Nazaré” com candidatura aprovada no Mar 2020.
A empresa pretende que a substituição dos sistemas de iluminação para LED, e a monitorização dos consumos de energia, água e estado de equipamentos específicos, a partir de um sistema de controlo central, “dê um forte contributo para a utilização mais eficiente dos recursos nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste sector de actividade”.
Agricultura e Mar Actual