A Docapesca – Portos e Lotas vai assegurar parte da comparticipação nacional das candidaturas apresentadas pelas organizações do sector da pesca para a realização de testes de diagnóstico da Covid-19. Esta medida de defesa da saúde pública tem por objectivo o reforço das condições de trabalho e de segurança dos profissionais do sector da pesca, que diariamente continuam a operar nos portos de pesca sob gestão da empresa.
Ao longo do período de estado de emergência, a Docapesca “manteve o seu papel na cadeia de abastecimento de pescado fresco, dando cumprimento à sua missão de serviço público, contribuindo para garantir o fornecimento alimentar aos portugueses, tendo sido implementado um plano de contingência, bem como um vasto conjunto vasto de medidas de segurança no sentido de garantir o regular funcionamento dos seus portos de pesca e lotas e que se irão manter em vigor”, refere um comunicado da empresa.
Primeira venda de pescado fresco
Actualmente, no âmbito do serviço público de primeira venda de pescado fresco, encontram-se em funcionamento 22 lotas e 37 postos de recepção e transferência, com circulação diária de trabalhadores, armadores e comerciantes.
A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do sector empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo o serviço de primeira venda de pescado fresco em Portugal Continental e desempenha as funções de autoridade portuária nos portos de pesca e de recreio sob sua jurisdição.
Agricultura e Mar Actual