Início / Agricultura / Distrito de Bragança é o mais afectado pelos incêndios rurais. Arderam 2.857 ha até 31 de Agosto

Distrito de Bragança é o mais afectado pelos incêndios rurais. Arderam 2.857 ha até 31 de Agosto

Os distritos que se destacam com maior número de incêndios, e por ordem decrescente, são os de Porto (845), Viana do Castelo (464) e Braga (372). Em qualquer um dos casos, os incêndios são maioritariamente de reduzida dimensão (não ultrapassam 1 hectare de área ardida). No caso específico do NUTS III de Tâmega e Sousa a percentagem de incêndios com menos de 1 ha de área ardida é de 87%.

Os dados são avançados pelo 5º Relatório Provisório de Incêndios Rurais de 2024, adiantando que o distrito mais afectado, no que concerne à área ardida, é Bragança com 2.857 hectares, cerca de 28% da área total ardida, seguido de Viana do Castelo com 1.637 hectares (16% do total) e de Beja com 837 hectares (8% do total).

Segundo o documento, elaborado pela Direcção Nacional de Gestão do Programa de Fogos Rurais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), quanto à distribuição do número de incêndios e da extensão de área ardida por região CIM/NUTS III, destacam-se com maior número de incêndios, e por ordem decrescente, as regiões de Tâmega e Sousa (552), Área Metropolitana do Porto (501) e Alto Minho (464).

Em qualquer um dos casos, os incêndios são maioritariamente de reduzida dimensão (não ultrapassam 1 hectare de área ardida). No caso específico do NUTS III de Tâmega e Sousa a percentagem de incêndios com menos de 1 ha de área ardida é de 87%.

A região CIM/NUTS III mais afectada, no que concerne à área ardida, é a região do Terras de Trás-os-Montes com 2 552 hectares, cerca de 25% da área total ardida, seguido da região do Alto Minho com 1 637 hectares (16% do total) e Tâmega e Sousa com 816 hectares (8% do total).

Pode ler o 5º Relatório Provisório de Incêndios Rurais de 2024 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.