Início / Featured / Dia Nacional do Pescador. Governo dos Açores “reconhece bravura e resiliência” de quem vive do ofício da pesca
© Governo dos Açores

Dia Nacional do Pescador. Governo dos Açores “reconhece bravura e resiliência” de quem vive do ofício da pesca

O Dia Nacional do Pescador celebra-se hoje, 31 de Maio, uma data que presta homenagem aos homens e mulheres que dedicam as suas vidas ao mar e encontram no ofício da pesca o seu sustento. Nos Açores, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas “reconhece a bravura, a resiliência e a importância crucial desses profissionais para a identidade cultural e para economia da região e do País”.

Para o secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, “a pesca transcende a sua função económica, é um legado transmitido de geração em geração, moldando as comunidades costeiras e preservando um modo de vida. Os pescadores são guardiões de tradições e conhecimentos ancestrais”.

E frisa que “os pescadores enfrentam desafios diários, como o aumento dos custos de produção associados à actividade, a volatilidade do mercado interno e externo e os impactos das alterações climáticas. O papel do Governo Regional, alinhado com as necessidades do sector, é fundamental para que possam continuar a exercer a sua profissão com dignidade e de forma sustentável”

Em mensagem dedicada ao Dia Nacional do Pescador, Mário Rui Pinho salienta que “o contributo dos pescadores para a economia da Região e do País é inegável. Nos Açores, mais de duas mil famílias dependem directamente da pesca. Nos últimos sete anos foram capturadas cerca de nove mil toneladas por ano, equivalente ao rendimento médio anual de cerca de 33 milhões de euros”.

“Este sector é um pilar económico da Região, fornecendo produtos frescos e de alta qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de outras actividades económicas como o turismo e a restauração. Para assegurar o futuro desta profissão, é necessário garantir a sua sustentabilidade através de práticas de pesca responsáveis e a gestão cuidadosa dos recursos marinhos”, realça o governante.

Apoios ao sector

E frisa que “os pescadores enfrentam desafios diários, como o aumento dos custos de produção associados à actividade, a volatilidade do mercado interno e externo e os impactos das alterações climáticas. O papel do Governo Regional, alinhado com as necessidades do sector, é fundamental para que possam continuar a exercer a sua profissão com dignidade e de forma sustentável”.

Por isso, “uma das iniciativas relevantes para apoiar o sector assenta na formação, que visa a valorização e a dignificação da profissão. Os participantes nesta iniciativa têm a possibilidade de continuar a trabalhar enquanto estudam, evitando a perda de rendimentos durante o período de formação. A aposta na capacitação dos pescadores é fundamental para a segurança, eficiência e sustentabilidade da pesca, criando oportunidades para as futuras gerações”.

“Neste Dia Nacional do Pescador importa assinalar o plano do Governo Regional dos Açores para 2024, que trará novas respostas e apoios ao sector das pescas. Entre as prioridades deste ano, destacam-se a melhoria das infra-estruturas de apoio à actividade pesqueira e das condições de trabalho e segurança dos pescadores, bem como a promoção da sustentabilidade e do esforço das capturas, valorizando o pescado açoriano e aumentando a competitividade do sector”, destaca ainda Mário Rui Pinho.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA pede criação de parques de recepção e comercialização das madeiras “salvadas” dos incêndios estabelecendo preços mínimos

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que “em colaboração com autarquias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.