Início / Agenda / CVR da Península de Setúbal lança calendário de provas online com produtores da região

CVR da Península de Setúbal lança calendário de provas online com produtores da região

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, em parceria com os produtores da região, que prontamente aderiram, acaba de lançar um calendário de provas online nas suas redes sociais.

Durante o mês de Abril, todas as terças e quintas-feiras, às 19h00, poderá assistir a provas comentadas onde os produtores e enólogos da Península de Setúbal lhe apresentam algumas das suas marcas mais reconhecidas.

As provas serão no Facebook e Instagram dos Vinhos da Península de Setúbal e nesta primeira ronda poderá conhecer mais sobre os vinhos da Adega Camolas, Bacalhôa, Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Comporta, Herdade do Portocarro, José Maria da Fonseca, Quinta do Piloto e SIVIPA.

Selecção de vinhos

Cada produtor seleccionou um vinho do seu portefólio e, através da gravação de um vídeo “em sua casa”, fez uma prova comentada para dar conta das especificidades dos seus vinhos, a influência do terroir, das castas e quais as características diferenciadoras da região que permitem a criação de vinhos únicos, frescos e complexos, como os valores naturais em que a região é pródiga.

Comissão Vitivinícola Regional

A CVRPS tem como principal missão a defesa das DO Setúbal, DO Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.

Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado:

  • Vinhos DO Palmela: certifica vinhos: brancos, rosados e tintos, frisantes, espumantes e licorosos. A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Setúbal.
  • Vinhos DO Setúbal: é aplicável exclusivamente, para vinhos generosos, brancos (à base da casta Moscatel de Setúbal) ou tintos (à base da casta Moscatel Roxo). A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do conselho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Palmela.
  • Vinho Regional Península de Setúbal: é aplicável a vinhos brancos, tintos e rosados, frisantes, licorosos e vinho para base de espumantes. De maior dimensão geográfica, inclui todo o distrito de Setúbal. Engloba os concelhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.