Está aberto o período de aceitação de candidatura à frequência de um curso de produção artesanal de alimentos preparados com plantas aromáticas e medicinais. O curso, em formato b-learning, terá 20 vagas, segundo o comunicado de imprensa do EPAM – Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal, um projecto liderado pela ADCMoura.
Este curso, realizado no quadro do projecto Herbartis (com o apoio do Programa Erasmus +), liderado pelo Centro Tecnológico Florestal de Catalunha e envolvendo 4 países – Espanha, Itália, França e Portugal, apresenta uma estrutura comum construída no seio da parceria e acontece, na sua versão experimental, em simultâneo nos 4 países, entre Setembro de 2016 e Abril de 2017.
É disponibilizado numa plataforma multinacional, com recurso ao moodle, através da qual são fornecidos os conteúdos (em Português), ao ritmo de uma Unidade por semana, contidos em 4 Módulos Temáticos: 1 – Produção, 2 – Transformação e qualidade da matéria prima, 3 – Elaboração de produtos alimentares com PAM, 4 – Marketing e comercialização.
A resposta às questões ali colocadas pelos formandos é assegurada pela ADCMoura e por docentes da Escola Superior Agrária de Elvas e da Escola Superior Agrária de Beja, dos Institutos Politécnicos de Portalegre e de Beja, respectivamente, que se associaram a este desafio.
Do curso fazem parte ainda 4 reuniões virtuais com produtores, uma reunião virtual transnacional, 4 encontros internacionais (em Portugal/Alentejo, França, Espanha e Itália), incluindo reuniões, seminário e visitas a explorações, e 2 workshops presenciais (a realizar no Alentejo). À excepção dos encontros e reunião virtual transnacionais, em Inglês (com possível recurso pontual às línguas da parceria, em grupos de trabalho transnacionais), todas as actividades são realizadas em Português.
Há apenas 10 vagas para o curso na sua totalidade – isto é, com a possibilidade de participar em 1 das mobilidades internacionais, a França, Espanha ou Itália (a possibilidade de escolha dependerá da ordem de pagamento da inscrição, após selecção). O valor da inscrição é 240€.
São também disponibilizadas 5 a 10 vagas adicionais para a participação em todas as actividades do curso com excepção da mobilidade internacional (participando contudo no encontro transnacional em Portugal – no Alentejo). Neste caso, o valor da inscrição é 140€.
O formulário de candidatura é disponibilizado aqui. O prazo de submissão de candidaturas é 16 de Agosto, após o que se realizará a sua análise e selecção (procedimento comum aos 4 países).
Agricultura e Mar Actual