Ana Paula Vitorino já assinou o contrato de adjudicação para a definição e criação da Janela Única Logística (JUL). Fonte do Ministério do Mar garante que os benefícios directos para os stakeholders envolvidos no projecto são de 50 milhões de euros, os quais serão alcançados no próximo triénio.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu no passado dia 2 de Março, no Auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, à assinatura do contrato de adjudicação para a definição e criação da Janela Única Logística celebrando acordos com 20 associações e empresas que participam neste projecto.
A cerimónia teve como finalidade implementar a Janela Única Logística (JUL). A JUL irá evoluir o sistema da Janela Única Portuária (JUP), actualmente em funcionamento em todos os portos nacionais.
Segundo o estabelecido na lei, o objectivo é “criar uma nova versão do Modelo de Referência Nacional dos sistemas de gestão portuária (JUP — Janela Única Portuária), criando uma nova geração de software que será alargada a todos os meios de transporte e consequentes e às operações logísticas.
Fluidez da informação
Com esta actualização, o Ministério do Mar pretende assegurar a fluidez da informação referente ao transporte de mercadorias de e para os portos de mar nacionais, tendo como referência inicial o modo ferroviário e ligação aos portos secos implementado no Porto de Sines e o modo rodoviário no Porto de Leixões.
Em declarações, a ministra do Mar explica que “a JUL estende a todo o sistema logístico e a todos os meios de transporte a simplificação de procedimentos e a troca de informação em suporte electrónico. É um factor de competitividade essencial”.
Para além da ministra do Mar, a sessão conta também com a presença de várias entidades envolvidas no projecto como plataformas logísticas, portos, transporte rodoviário e ferroviário, universidades e associações empresariais.
Agricultura e Mar Actual