O Ventilador Mecânico Nortada X-95, desenvolvido pela Marinha Portuguesa, irá ser esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, entregue à empresa Ricardo & Barbosa (R&B), no Pavilhão das Galeotas, no Museu de Marinha, iniciando-se agora a última fase dedicada à industrialização e comercialização.
“O ventilador está pronto agora para ser certificado e posteriormente comercializado, após ter sido testado em exigente exame realizado em laboratório acreditado na Alemanha”, refere uma nota de imprensa da Marinha.
O ventilador que foi pensado na Célula de Experimentação Operacional de Veículos não tripulados (CEOV) da Marinha e desenvolvido em parceria com a R&B, durante 18 meses, “materializa a resposta deste ramo das Forças Armadas à pandemia do vírus SARS-COV-2 / Covid-19”, refere a mesma nota.
Projecto multidisciplinar
De referir que este projecto conduzido pelo CEOV foi sempre multidisciplinar e procurou envolver as mais diferentes áreas, desde a área médica, à área operacional, com destaque para os mergulhadores, à área da engenharia, Escola Naval e até pela Banda da Armada, que colaborou nos sons do ventilador, entre muitas outras. “Um projecto agregador com vista a responder a uma necessidade da sociedade, consubstanciado numa parceria virtuosa entre a Marinha e a indústria nacional”.
Os trabalhos associados ao seu desenvolvimento assentaram num regime de consórcio de colaboração formal entre o Ministério da Defesa Nacional – Marinha e a empresa Ricardo & Barbosa, no qual a Marinha assume o papel de liderança do consórcio.
O projecto Nortada contou ainda com o apoio do programa Compete 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&D.
Agricultura e Mar Actual