A presença na Europa do coronavírus Covid-19 levou o Parlamento Europeu e os eurodeputados do PPE a adiarem para 10 de Dezembro a realização do 6.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores.
A presença na Europa do coronavírus Covid-19 está a levar as instituições europeias à adopção de medidas extremas, razão pela qual o Congresso Europeu de Jovens Agricultores foi adiado para o mês de Dezembro.
Por razões de contenção do contágio, a organização do 6.º Congresso acaba de anunciar que o evento se realizará no dia 10 de Dezembro, no Parlamento Europeu, com o apoio dos eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) Nuno Melo (Portugal), Mairead McGuinness (Irlanda), Herbert Dorfmann (Itália), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) and Asim Ademov (Bulgária).
Iniciativa conjunta da CAP e da espanhola ASAJA
Criado em 2012 numa iniciativa conjunta da Confederação dos Agricultores de Portugal e da espanhola ASAJA, o Congresso Europeu de Jovens Agricultores é uma iniciativa de referência do Parlamento europeu por sublinhar o papel único dos jovens agricultores na garantia de um futuro para o sector agrícola europeu.
No próximo dia 10 de Dezembro, o Congresso espera poder concretizar o programa do evento e reunir os jovens de 22 Estados-membros, com diferentes perspectivas sobre a agricultura europeia, para debater as medidas marcantes da futura Politica Agrícola Comum. A iniciativa inclui, como sempre, a competição pelo titulo de Melhor Jovem Agricultor Europeu.
Os Estados-membros envolvidos são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, República Checa, Roménia.
Agricultura e Mar Actual