O COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional organiza, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 16 horas, o webinar “O estado da arte sobre o aranhiço vermelho”.
De forma a avaliar a situação actual sobre a problemática do aranhiço vermelho, reúnem-se várias individualidades que irão apresentar os dados mais actuais acerca desta praga incluindo estratégias de protecção e novas formas de luta para a combater.
As inscrições são neste evento são gratuitas mas de registo obrigatório, aqui.
Aranhiço vermelho
O aranhiço vermelho (Panonychus ulmi) é um ácaro, da família dos tetraniquídeos, frequente em Portugal. Pode alimentar-se de plantas bastante diferentes, mas tem preferência por pomóideas, prunóideas e vinha.
Em condições de equilíbrio biológico, o aranhiço vermelho é controlado naturalmente pelos seus antagonistas e não constitui perigo para as culturas. Porém, sempre que esse equilíbrio é quebrado, em consequência do abuso de certos insecticidas e/ou fungicidas lesivos dos auxiliares (p. e. organofosforados, piretróides ou ditiocarbamatos), as populações do aranhiço podem crescer descontroladamente e assumir o carácter de praga, explica a DRAP Norte.
Assim, embora seja considerada praga secundária ou ocasional, o aranhiço vermelho pode desenvolver ataques graves nas vinhas onde se verifiquem desequilíbrios biológicos.
Programa
- Boas Vindas:
Carmo Martins (COTHN-CC)
Miguel Costa (Sipcam) - Aranhiço vermelho – estratégias de protecção:
Raul Rodrigues (ESAPL) - Estado da praga em diferentes regiões de Portugal:
Eng. Sofia Lopes (Associação dos Fruticultores de Armamar)
Eng.º Cristina Rosa (Granfer) - Apresentação do produto Mitacid plus:
Eng.º Miguel Costa (Sipcam) - Discussão
Agricultura e Mar Actual