A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do Mundo, é um dos membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable (SWR). Global, independente e auto-suficiente, a recém-criada estrutura pretende estabelecer um padrão de sustentabilidade universal para o vinho. Um propósito que contará com a colaboração de representantes de vários sectores da cadeia de abastecimento da indústria vinícola.
A Sustainable Wine Roundtable foi criada pela Sustainable Wine Ltd. (com sede em Londres) como resposta a um apelo para um entendimento comum do que o conceito de sustentabilidade deverá significar na indústria vinícola. Um sentimento que ficou bastante claro no Outono passado durante a conferência Sustainable Wine’s Future of Wine.
A organização agora constituída está empenhada em responder a esta necessidade através da prossecução de três basilares objectivos: desenvolver uma norma de sustentabilidade global e criar uma linguagem comum para falar de sustentabilidade na indústria do vinho; tornar-se uma plataforma de diálogo, defesa, colaboração e partilha de ferramentas e resolução de problemas; fornecer orientações práticas aos produtores e consumidores sobre a forma de integrar estas normas nas suas práticas.
Ora, como líder de uma das indústrias mais sustentáveis a nível mundial – a cortiça é um recurso natural 100% renovável, 100% sustentável e 100% reciclável – “a Corticeira Amorim está firmemente empenhada no futuro, e espera trazer entusiasmo, inovação e dedicação à investigação e desenvolvimento para alcançar os desígnios comuns estabelecidos pela Sustainable Wine Roundtable”.
“A colaboração é crucial quando se trata de sustentabilidade e estamos gratos pela oportunidade de nos unirmos a empresas e indivíduos com os mesmos interesses para apoiar a liderança do comércio do vinho, neste setor onde cada vez mais consumidores exigem transparência e responsabilidade”, afirma António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.
Os membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable incluem à data representantes de diversos sectores da cadeia de abastecimento da indústria: Ahold Delhaize, Alko, Amorim Cork, BLB Vignobles, BSI, Château Léoube, Catena Institute of Wine, Cloudy Bay, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria & Coe, Grupo Avinea, JancisRobinson.com, Journeys End Vineyards, Napa Green, Sustainable Winegrowing British Columbia, Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Winegrowing Australia, Systembolaget, The Fairtrade Foundation, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, WWF South Africa.
Agricultura e Mar Actual