A Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim assinalou ontem, 1 de Outubro, o seu 75º aniversário. A sessão comemorativa realizada no Espaço Agros, em Argivai, contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
Gonçalo Rodrigues enalteceu “a dedicação e entrega em defesa do cooperativismo e dos seus associados” e destacou “a importância do reforço da cooperação e da partilha da decisão com o sector e com os territórios”, tendo em vista continuar “a criar condições para uma cadeia mais sustentável e justa, com rendimentos justos aos produtores e preços justos aos consumidores”.
O secretário de Estado da Agricultura reconheceu o esforço e dedicação da Cooperativa nestes três quartos de século que motivam a que o Governo continue “a trabalhar na defesa deste sector, que não é fácil”. Apesar de ser um caminho tortuoso, “vocês permanecem rijos e hirtos”, constatou, salientando a importância de um trabalho de proximidade e também do “rejuvenescimento necessário para dar continuidade ao sector agrícola”.
Já o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, no seu discurso, começou por relembrar que no passado dia 16 de Junho teve “a honra e alegria de entregar” a Medalha de Reconhecimento Poveiro grau Ouro a esta instituição, o maior galardão que a autarquia tem para atribuir.
Aires Pereira reconheceu que uma instituição como esta, que muita gente serviu ao longo de 75 anos, é “um dos motores da economia local, já que a agricultura no concelho da Póvoa de Varzim representa um activo muito relevante, na pecuária – no interior – e na horticultura – no litoral do concelho”. Neste sentido, referiu que “o Município tem que ser um agente facilitador do processo de licenciamento de toda a actividade e estar ao vosso serviço”.
Licenciamento da actividade pecuária
A este propósito, recordou o instrumento que permitiu a legalização das instalações pecuárias – o RERAE – Regime Extraordinário da Regularização de Actividades Económicas -, que se iniciou em 2016 e, em 2023, ainda conta com vários processos a decorrer. Por isso, pediu a colaboração da Cooperativa e da Agros para os desafios que o futuro apresenta.
“Vão surgir novas determinações relativas ao bem-estar animal que levarão ao aumento substancial das áreas das explorações. Pelo que, é preciso que os Planos Directores Municipais, em revisão nesta altura, possam acolher, desde já essas alterações”. O presidente da Câmara advertiu, ainda, para outras dificuldades que poderão surgir, nomeadamente a necessidade de investimento.
Aires Pereira terminou o seu discurso com o reconhecimento que “a Póvoa de Varzim deve muito ao sector agrícola que, além de ser uma referência, é aquele que mais gente emprega no nosso concelho”, tendo presenteado o presidente da Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim. José Moreira Campos, com a réplica da Lancha Poveira.
Agricultura e Mar