A nova presidência da União Europeia foi assumida pela Holanda, que já anunciou as cinco medidas que quer implementar na agricultura a partir do início de 2016. As novas regras, mais simples, da Política Agrícola Comum (PAC) são uma das prioridades para a nova presidência da UE e para o comissário Phil Hogan.
Conheça as cinco prioridades da nova presidência para a agricultura:
1. Agricultura biológica
2. Desenvolvimento do mercado
3. Resistência anti-microbiana
4. Simplificação da PAC
5. Mudanças climáticas
O Governo holandês apresentou os seus planos para a presidência da UE nos próximos seis meses, sendo a 12ª vez que o país assume este cargo. Criar regras simplificadas vai reduzir custos junto dos cidadãos porque “é importante que os cidadão se sintam mais próximos da Europa”, considera a nova presidência.
Observar e controlar os mercados em crescimento para produtos agrícolas, regulamentar a produção em modo biológico e encorajar o debate acerca da agricultura inteligente em termos climáticos são algumas das iniciativas da agenda holandesa.
Outra prioridade para os primeiros seis meses de 2016 será a protecção dos direitos dos reprodutores e do acesso a material genético para a reprodução de colheitas e plantas. A nova presidência quer ainda abordar a questão das proibições que podem a vir a ser impostas por Estados-membros contra a entrada de comida e rações geneticamente modificadas, uma medida que está em discussão na Comissão Europeia.
Agricultura e Mar Actual