Início / Agricultura / Green Projects Awards premeia Cabaz do Mar

Green Projects Awards premeia Cabaz do Mar

O Cabaz do Mar, o Hotel Inspira Santa Marta, a Câmara Municipal da Amadora, os CTT, a Escola Secundária João de Araújo Correia, Detergentes Verdes e a Associação Cais receberam hoje os prémios Green Project Awards (GPA) 2015, na sua 8ª edição em Portugal.

O Cabaz do Mar é uma iniciativa pioneira em Portugal, fornecendo cabazes de peixe fresco na zona de Odemira. Este projecto estabelece circuitos curtos de comercialização, contribuindo para a valorização do pescado e para uma relação de proximidade entre quem pesca e quem consome.

Os Green Project Awards distinguiram várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo, Gestão Eficiente de Recursos, Consumo Sustentável, Investigação e Desenvolvimento, Iniciativa Jovem, Iniciativa de Mobilização e Produto ou Serviço.

Durante a cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores do GPA 2015, foram também atribuídos o do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, no valor de 20.000 euros, e o Prémio GPA EDIA – Boas Práticas em Alqueva.

Na categoria Consumo Sustentável, o grande vencedor foi a ACDPM | Cabaz do Mar – Rede de Suporte Social e de Proximidade em Prol da Valorização dos Produtos da Pesca Locais, que venceu naquela categoria.

O Cabaz do Mar surgiu da necessidade de valorizar e escoar o pescado de baixo valor comercial na região de Odemira, mas já inclui também visitas turísticas guiadas pelos pescadores que pertencem à associação. O conceito baseia-se no agrupamento da oferta através da associação de pescadores e no compromisso entre os produtores e os consumidores, e garantindo um fornecimento semanal, quinzenal ou mensal de 3kg de espécies capturadas por artes de pesca sustentáveis.

Menções honrosas para Cantinho das Aromáticas e Biovivos

O Cantinho das Aromáticas conquistou também uma menção honrosa nos Green Project Awards, na categoria Agricultura, Mar e Turismo, pelo desenvolvimento dos lotes reserva para infusão.

Também distinguida com uma menção honrosa, na categoria Consumo Sustentável, foi a a Biovivos, uma empresa de “super vegetais” e micro-estufas.

Os prémios Green Project Awards foram entregues na Culturgest, em Lisboa. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional está a recrutar técnico de controlo de qualidade

Partilhar               O COTHN — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, com sede em Alcobaça, informa que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.