O XII Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) vai realizar-se no próximo dia 21 de Novembro, Um encontro organizado pelo Conselho Directivo da OMV em conjunto com o Conselho Regional dos Açores e o Conselho Regional da Madeira, onde serão debatidos vários temas de importância para a classe médico-veterinária.
O Congresso, vai decorrer exclusivamente online, das 14 às 18 horas, e destina-se a todos os médicos veterinários, inscritos na OMV, com as quotas regularizadas.
O presidente da assembleia geral da Ordem dos Médicos Veterinários, João Paulo Costa, o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, o presidente do Conselho Regional da Madeira João Oliveira e o presidente do Conselho Regional dos Açores, Manuel Leitão, presidem à sessão de abertura.
Apresentação de estudo
Durante o Congresso, vai ser apresentado o estudo inédito sobre a profissão médico-veterinária em Portugal, pelo Professor George Stilwell, que coloca em destaque as particularidades nacionais da demografia e empregabilidade veterinária em Portugal.
A importância da profissão médico-veterinária e o amplo papel que o médico veterinário exerce na solução de desafios globais para a sociedade, para a garantia da saúde pública, animal e ambiental, vão estar em debate neste Congresso.
Temas em debate
Entre os vários temas na 12ª edição deste Congresso, destacam-se ainda o stress, ansiedade e burnout nos profissionais, que será apresentado pela psicóloga Teresa Espassandim, e a gestão de conflitos externos e internos nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários, pela gestora Graça Meireles.
O debate sobre as carreiras profissionais, relacionado com a adequação jurídica, remunerações no sector público e privado, e contrato colectivo de trabalho, fazem também parte do programa, e serão apresentados pelos médicos veterinários Eduardo Correia e Eduardo Tavares.
Consulte o programa do Congresso aqui.
Agricultura e Mar Actual