A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal promove mais uma sessão de esclarecimentos relativa aos Apoios ao Rendimento dos Agricultores, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), Pagamentos Directos e Desenvolvimento Rural. Desta vez em Serpa.
O Colóquio realiza-se no dia 7 de Março, pelas 14h30, no auditório da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, que apoia a sessão, em colaboração com a Caixa de Crédito Agrícola Guadiana Interior (CCAM) e da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.
Linha de financiamento à alimentação animal
José Madeira, administrador da CCAM do Guadiana Interior, há muito que percebeu as necessidades e problemas que o sector pecuário enfrenta na região. Por isso mesmo, salienta, “a nossa Caixa, preocupada e atenta a este sector, resolveu criar uma linha de financiamento à alimentação animal, em alternativa à aprovada entre o Ministério da Agricultura e os bancos”.
“Consideramos, inclusivamente, que esta é mais adaptada à realidade local, porque usufruímos do privilégio do conhecimento de proximidade”, salienta José Madeira.
Aquele responsável chama, ainda, a atenção para os desafios impostos pela seca: “os agricultores devem, neste momento difícil, estar informados das alternativas de cultivo, as que menos água consomem e que proporcionam maior rentabilidade e, no sequeiro, quais as culturas de Primavera que possam minorar as dificuldades de alimentação animal”.
Por todas estas questões, José Madeira apela à participação dos agricultores no colóquio promovido pela Confragri.
Participação activa
Também Dinis Poupinha, presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, sublinha a importância e a necessidade dos agricultores participarem activamente nas reuniões que promovam informação actualizada sobre a forma de como obter todos os apoios à sua actividade agrícola, relembrando a seca extrema e severa a que a região Alentejana tem estado sujeita.
Por sua vez, Aníbal Martins, administrador da Confagri, acredita na mais-valia destas sessões de esclarecimento, “os agricultores sairão desta sessão mais informados, com as suas competências reforçadas e dotados de ferramentas para melhor usufruírem destes Apoios, tão fundamentais para a manutenção da sua actividade”.
Apoios ao rendimento
Os apoios ao rendimento pretendem promover o desenvolvimento da agricultura nacional, através da compensação parcial dos agricultores pelos custos adicionais e perda de rendimentos por consequências naturais inerentes ao exercício da actividade agrícola.
A manutenção da paisagem e promoção de sistemas agrícolas sustentáveis, assim como o desenvolvimento económico das zonas rurais, são objectivos associados a esta sessão.
Pagamentos directos
Na sessão de esclarecimentos vão ser abordados temas relacionados com os pagamentos directos: regime de pagamento base, pagamento ecológico (greening), pagamento redistributivo, assim como os apoios a jovens agricultores e apoios ligados à produção (vacas leiteiras, ovinos e caprinos e arroz e tomate).
Os técnicos da Confagri vão também esclarecer sobre as questões do desenvolvimento rural, no que respeita à manutenção da actividade agrícola em zona desfavorecida e as medidas agro ambientais.
Agricultura e Mar Actual