O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, organizado pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo em conjunto com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, é a primeira prova, de âmbito nacional, no mundo a ter o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional (COI).
O Conselho Oleícola Internacional é um organismo que conta com 17 membros, sendo um deles a União Europeia, e representa todos os países que produzem azeitona e azeite de oliva. Promove o azeite de oliva em todo o mundo mediante os segmentos de produção, definição de normas de qualidade e vigilância de autenticidade.
Segundo o Conselho Oleícola Internacional, “o apoio ao Concurso Nacional de Azeites de Portugal faz todo o sentido, tendo em conta o esforço colectivo para a criação de um concurso nacional, de acordo com os exigentes requisitos do COI, e pela importância que tem para Portugal”.
COI presente
Para legitimar este apoio, o director executivo do COI estará presente na entrega dos prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal e na abertura do seminário sobre o tema “Azeite Virgem Português”, iniciativas que se realizam no dia 8 de Junho, no recinto do CNEMA, durante a 53ª edição da Feira Nacional de Agricultura.
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, que se realizou no dia 2 de Maio, no CNEMA, contou com várias dezenas de amostras de produtores de Norte a Sul do País e com um painel de provadores oficial e exclusivo, composto por profissionais de referência na análise sensorial de azeites virgens.
Através da iniciativa “Os Melhores Produtos de Portugal”, a Feira Nacional da Agricultura irá voltar a colocar em destaque os produtos portugueses ao promover vários concursos nacionais, numa acção que visa premiar, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade da produção nacional.
Agricultura e Mar Actual