Início / Agenda / Feira Mundial da Indústria e Processamento da Madeira, Alemanha, 22 de Maio

Feira Mundial da Indústria e Processamento da Madeira, Alemanha, 22 de Maio

A LIGNA 2017, a maior feira da indústria e processamento da madeira, terá lugar de 22 a 26 de Maio de 2017 em Hannover, na Alemanha. Uma das principais temáticas será a Indústria 4.0 e a sua importância no processamento e na transformação de madeira.

Nos passados dias 3 e 4 de Maio de 2016 realizou-se a primeira LIGNA Conference na Robotation Academy, no recinto da Feira de Hannover. A conferência, que já estava totalmente lotada semanas antes da sua realização, contou com 140 participantes provenientes de dez países. O mote consensual do evento foi: “Industrie 4.0 não é uma revolução – mas sim uma evolução que já se iniciou na indústria de mobiliário“.

Ao longo de dois dias, 13 oradores das mais diversas áreas e sectores associados ao processamento e à transformação de madeira relataram sobre a sua visão e as suas experiências com a digitalização, a sua implementação nos respectivos processos de produção e as suas repercussões nos interfaces no desenvolvimento, na produção e na comercialização.

A Industrie 4.0 não encontra “de forma alguma” apenas aplicação nas grandes fábricas, outro mote sublinhado na LIGNA Conference. Neste âmbito é absolutamente necessário uma especialização e um enfoque nas empresas de menor dimensão. “Mas o que é imprescindível para uma produção eficiente e rentável é a criação de redes”, segundo chegaram à conclusão os conferencistas.

Um dos pontos altos da conferência foi o debate sobre a importância da Industrie 4.0 no processamento e na transformação de madeira. Aqui os participantes da conferência tomaram conhecimento em que medida já foram implementadas soluções da Industrie 4.0 no processamento e na transformação de madeira.

A conferência foi acompanhada nos dois dias por apresentações das empresas Biesse Group, HOMAG Group AG, IMA Klessmann GmbH, imos AG, SCM Group, 20-20 Technologies GmbH, abaco Informationssysteme GmbH, Beckhoff Automation GmbH & Co. KG, dmaic software GmbH & Co. KG, Leitz GmbH & Co. KG, LEUCO Ledermann GmbH & Co. KG, Michael WEINIG AG e SDI Project Automation GmbH.

Os participantes na conferência aproveitaram o evento para o intercâmbio de ideias e a criação de ligações em rede.

A LIGNA Conference foi apoiada pela VDMA – Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos, Máquinas de Transformação de Madeira, LIGNUM Consulting GmbH e pela Universidade de Ostwestfalen-Lippe.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas. PS promete plena implementação das medidas de discriminação positiva previstas no Estatuto da Agricultura Familiar

Partilhar               O Partido Socialista (PS) promete, se ganhar as eleições legislativas de 30 de Janeiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.