A recepção de amostras nacionais e de outros países ao 11º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja decorre até amanhã, dia 25 de Março. Saiba como aqui.
O concurso, organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Casa do Azeite, é aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, de qualquer país produtor de azeite.
São cinco as categorias colocadas em sufrágio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2021/2022. Uma nova categoria foi aberta aos países do hemisfério sul que podem concorrer com azeites da campanha de 2020/2021, por causa da diferença na época da apanha.
O Júri internacional, constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, é presidido por José Gouveia, especialista mundial em azeites. As amostras de azeite presentes a concurso vão ser apreciadas no início de Abril e os prémios serão entregues no decorrer da 38ª Ovibeja agendada para a semana de 21 a 25 de Abril.
O melhor do Mundo
A excelência do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja subiu de novo ao pódio, com a classificação do concurso como o melhor do Mundo no ranking “World’s Best Olive Oils”.
O Concurso da Ovibeja, o único em Portugal com abrangência internacional, mantém-se no grupo 1 dos melhores do mundo com a pontuação máxima: cumpre os requisitos do Ranking (20 pontos) a que se junta pontuação adicional por cumprir exigências suplementares relacionadas com o rigor e objectividade usados na autenticação das amostras concorrentes.
Agricultura e Mar