Uma nova grua com a capacidade para 124 toneladas vai iniciar operações no Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões (TCGL), um investimento de 2,8 milhões de euros por parte deste concessionário do Porto de Leixões.
Para além de aumentar a capacidade em movimentar diferentes cargas – desde granéis sólidos a carga geral fraccionada – a nova grua é ainda mais ecológica e permite a elevação de cargas de projecto de elevado peso e dimensão.
Assim, para além dos 20 guindastes convencionais de via com capacidade até 40 toneladas, o TCGL passa a dispor de 5 gruas de pneus de grande mobilidade, nomeadamente a nova grua ‘Liebherr LHM 420′ de 124 tons de capacidade, três gruas de 104 tons e uma grua de 40 tons.
Recorde-se que o Porto de Leixões só em Setembro de 2016 registou um aumento de 52% na movimentação de granéis sólidos, face ao período homólogo do ano anterior.
Leixões com nova escala de Ro-Ro da CLDN
Entretanto, desde o dia 1 de Novembro, o Porto de Leixões passou a ter mais uma ligação semanal do serviço ro-ro da CLdN, operador especialista em short sea shipping na Europa.
O serviço Leixões -Roterdão passa a ter 3 escalas semanais (terça, quinta e sábado), sendo que duas delas passam também a incluir escalas no Porto de Santander.
Agricultura e Mar Actual